SEO para Blogger, Dicas de como Otimizar seu Blog

Existem diversas plataformas para você gerenciar o seu blog, uma possibilidade para quem ainda não quer investir um pouco no seu blog é usar a plataforma do Blogger que é gratuita, e para você melhorar o seu desempenho nos buscadores irei mostrar nesse artigo como fazer para usar técnicas de SEO com esta ferramenta. Caso queira aprofundar um pouco mais no assunto acesso esse curso de SEO com técnicas de link building

Essa artigo será bem objetivo para você ir direto ao ponto e será ensinado como fazer os seguintes pontos de forma otimizada: Meta description, titulo das postagens e do blog, Heding tags, usar atributo alt e title em imagens e urls customizadas. Vamos lá.

Meta description

A meta description não irá influenciar a sua posição no buscador, mas ela é essencial para melhorar a sua CTR, ou seja fazer com que seus posts ou páginas tenham mais cliques quando forem impressos (aparecerem nas SERPS). Caso tenha dúvidas de siglas de SEO vejo nosso artigo Glossário SEO.

O primeiro passo será você fazer a meta description do seu blog/site, depois aparecerá nas suas postagens a opção de modificá-las, para fazer essa mudança você deverá ir no painel de configurações - preferencias de pesquisa e em meta tags fazer a alteração conforme imagem abaixo.

Meta Description do Blog


Não esqueça de ser criativo e original para atrair mais CTRs com sua Meta Description. Após feito essa etapa você poderá modificar as meta description de suas postagens, veja na imagem abaixo que em todas pastagens agora irá aparecer a opção de modificá-las no campo "descrição de pesquisa", conforme imagem abaixo.

Meta Description da postagem


Uma dica importante quando for fazer sua meta description é se atentar ao número de letras que caiba no buscador sem ter que terminar com os três pontos e cortar sua descrição, sendo assim não deixe pequeno demais e nem muito grande. No caso do blogger se você ultrapassar a 150 caracteres ele te dirá. mas com poucas ele irá passar correndo o risco de ter uma descrição pobre. Segue uma ferramenta para você saber quantos caracteres tem sua meta description e se quiser contar quantas palavras tem seu artigo essa ferramenta também te ajudará. Segue o contado aqui nesse link


Títulos das postagens e do Blog


O título é muito quando o assunto é SEO, os títulos quanto mais bem feitos maior serão as possibilidades de você atrair as pessoas a clicar e entrar no seu site, manter ele dependerá do conteúdo que você deu a ele, mas o título é a porta de entrada.

O Blogger define automaticamente um título para o seu blog, mas nem sempre são as melhores opções, então para alterar o título do seu blog siga o caminho: configurações - básico - titulo, depois é só escrever o que achar interessante para estratégia do seu negocio.

Titulos da postagens e do Blog


Já para as postagens o Blogger utilizará o próprio título da postagem, então não esqueça de fazer um titulo atrativo, para isso usa e abuse das ferramentas de palavras chave como google planner e trends e diversas outras, para que você tenha um titulo interessante e com uma boa estrategia de palavra chave para disputar bem nos buscadores. Sendo assim o título deverá ter a palavra chave que você definiu como importante para sua página e que chame a atenção para suas personas lerem o artigo.

Heading tags

As heading tags são importantes também para a otimização do seu blog e para você inclui-las na sua postagens basta ir no menu do artigo que está escrevendo e inserir, a foto abaixo ilustra o que deverá fazer. Você notará que quando selecionar a palavra ou frase que quer usar como heading tag ela ficará em negrito e dependendo do que você utilizar irá amentar o tamanho da fonte.

Headings tags


As opções acima de título colocará a heading tag H2, Subtitulo a H3 e titulo secundário H4. caso tenha duvidas se fez o certo é só ir em HTML acima e clicar CTRL F para pesquisar e você verá que ela está lá.

Atributo ALT e TITLE para imagens

Para incluir esse atributos, que são importantes para um bom ranqueamento das imagens, é simples e rápido de ser feito, para incluir esse atributo basta inserir a imagem na sua postagem , clicar nela ir em propriedades e incluir os dois conforme a imagem abaixo


Atributo Alt e Title da Postagem

Após incluído os atributos basta passar o mouse em cima da imagem que verá que foi já aparecerá um texto para a imagem conforme imagem abaixo.


Texto da Imagem



URLs personalizada

Assim como no titulo, sua palavra chave definida como foco de trabalho é muito importante que ela esteja na url da pagina da sua postagem e para customizar a url no Blogger você deverá seguir o seguinte passo. Clicar em link permanente na lateral direita e escolher a opção link permanente personalizado.

URL personalizada



Lembre-se cada postagem você definirá uma palavra chave para trabalhar, podendo ser uma frase ou apenas palavra, mas o importante é você trabalhar com ele e não perder o foco da estrategia, e tem que estar ciente que quanto mais genérica for a palavra mais dificuldade terá para alcançar a primeira página, então uma boa estrategia pode ser usa palavras de cauda longa com menos concorrência.

Outro fator que se deve atentar é para não modificar a url depois de publicado seu artigo, pois se sua página já ganhou relevância para os buscadores, isso ocorreu pela url que foi criada, a partir do momento que você perderá o histórico da página, ai deve ser avaliado muito se vale a pena fazer a alteração, mas o melhor é planejar bem antes de fazer a publicação.

Off page

Até então falamos sobre o que dá para ser feito por sua conta e não dependo de terceiros (otimização on page), mas não podemos esquecer que para se ter uma boa posição nos buscadores temos que atender a conjunto de variaveis e isso está ligado a nosso blog e também a relevancia que o Google dá as nossas publicações e site, e um trabalho que independe da plataforma é o trabalho off page.

Esse é o momento que você deverá trabalhar para que outras pessoas (sites) possam referenciar ou seu blog com linkagem para ele, não equeça que para isso tudo começa com você ter um bom conteúdo, mas para esse tema iremos deixar para aprofundar em outros posts. Caso queira aprofundar poderá fazer o curso de SEO.

Se você estiver querendo recursos mais simples e ficar mais profissional com seu blog recomendo utilizar a ferramenta wordpress, nos próximos artigos irei mostrar um plugins excelente e que irá facilitar usar as técnicas de SEO no Wordpress. Quanto mais profissional for o seu blog mais chance terá de ganhar dinheiro com ele ou ser uma estrela no seu emprego. Caso seu interesse seja ganhar dinheiro com blog recomendo o curso do banner abaixo, clicando nele você terá acesso diversos materiais também.


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Outras opções de mudanças a otimizações em SEO no Blogger você poderá fazer na área de configuração em preferência de pesquisa, são elas as possibilidades: 

Erros e redirecionamentos

Nesse ponto você poderá fazer definições do que aparecer nas páginas não encontradas de forma personalizada e fazer redirecionamentos conforme imagem abaixo, basta clicar em editar.

Pagina não encontrada e Redirecionamentos


Rastreadores e indexação 

Nesse item você poderá trabalhar as com o robots personalizado e as tags de cabeçalhos de robos personalizada. Nesses dois pontos sugiro não mexer se não tiver conhecimento técnico.

E você tem alguma outra dica de técnica de otimização SEO de um blog no Blogger? Deixe nos comentários.

Qual é o Significado das siglas CPA, CPM, CPL, CPC, CPD e CPS

Nos artigos passados falei sobre as etapas e tipos de publicidade online para seu negócio e quais são as pessoas envolvidas na publicidade online de uma empresa agora vou esclarecer qual é o significado das siglas que você irá se deparar ao iniciar suas campanhas online para, assim, diagnosticar quais são as formas de investimento mais apropriadas para seu negócio. Por outro lado, quem está interessado em ganhar dinheiro veiculando anúncios no seu blog/site também irá ter contato com essas siglas e ver qual é a melhor opção para sua remuneração.

Essas siglas significam a forma de como uma empresa, que divulgará seu produto ou a sua marca, pagará pelos anúncios. No caso dos blogs, que irão vender espaços publicitários em seu site, as siglas indicarão a forma como aqueles anúncios serão remunerados, seja por cada clique dado, ou pelo simples fato de sua visualização, enfim, são diversas as formas.



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Estando de um lado ou de outro você vai se deparar com essas siglas, ou, até mesmo, com custo fixo mensal para divulgação, o que é mais usado em sites que vendem espaços publicitários por si só. A forma como você irá ser remunerado ou como deverá investir será muito importante para as estratégias do seu negócio, mas, afinal, quais são e o que significam essas siglas? Então vamos lá.


CPA (Custo por Ação)


Essa é uma forma de investimento onde só se paga quando alguém consome o anúncio, ou seja, o visitante deverá clicar no anúncio que o levará para o ambiente (site, hotsite...) do anunciante e, ainda, concluir a ação que foi estipulada como, por exemplo, quando a pessoa que clicou assina a newsletter ou faz um cadastro no site do contratante. Já o site/blog que veicula esse anúncio só ganhará quando a pessoa que clicou no anúncio, no seu site, concluir determinada ação.

O CPA é como se fosse uma comissão paga por uma empresa pelo retorno que aquele anúncio lhe dá (não necessariamente financeiro).


Exemplo: Mercado Sócios, do Mercado Livre 


O dono do site (meio de veiculação) onde está o anúncio só ganha quando ocorre um clique na publicidade e finaliza a ação desejada pelo mercado livre.


Mercado socios do Mercado Livre


CPC (Custo por clique)


 O CPC é um método onde o anunciante paga quando seu anúncio recebe um clique e o site que veicula a publicidade online ganha quando uma pessoa que visita seu site clica nos anúncios. Dessa forma, o anunciante só irá pagar quando alguém clicar em seus anúncios. Essa é uma boa forma para testar suas campanhas quando for iniciar seus trabalhos com empresas que você ainda não conhece a sua eficiência.


Resumindo, você só paga quando clicam no seu anúncio, o que pode ser bom, pois, se alguém clicou é porque se interessou na sua publicidade, mas por outro lado, você pode ter cliques forçados e feitos de má fé, que seja pelos concorrentes ou, até mesmo, pelo dono do site/blog que força um clique para ganhar mais.

Exemplos: Google Adwords


Para os anunciantes o Google conta com o Adwords, forma de link patrocinado, que poderá ser por CPC ou CPM. Para esse tipo de anúncio sua empresa pode optar pelas campanhas na rede de conteúdo (rede display) ou pela busca no Google. Para saber mais veja o artigo Link Patrocinado X Busca Orgânica - Em qual optar?


Google Adwords - CPM ou CPC


Google Adsense


 Para os sites e blogs o sistema usado é o Adsense onde o dono do site poderá gerenciar os anúncios que irão circular no seu site e receber pelo seu desempenho.

Hotwords 


É um programa de publicidade onde você ganha pelos cliques recebidos nos anúncios que aparecem quando passamos o mouse sobre as palavras que são patrocinadas. Veja imagem abaixo:


Hotwords
Obs: Hoje ele passa por uma manutenção e está desativado

CPS (Custo por venda)


O CPS é parecido com o CPA, a diferença é que ao invés da pessoa ter que apenas assinar uma newsletter ou fazer um cadastro, por exemplo, ela precisa efetuar uma compra a partir do clique dado. Finalizada a venda na loja da empresa que está divulgando com essa forma de pagamento tem-se o custo da publicidade. Como se fosse uma comissão para o site que direcionou aquele cliente. 

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Exemplo: Hotmart


Essa é uma das melhores plataformas de afiliados para você ganhar seu dinheiro e ter independência financeira. Abaixo segue um curso completo caso queira ganhar dinheiro com afiliados. Se você estiver usando o Hotmart verá uma outra sigla que se chama Hotlead, falarei mais abaixo.

Cursos 24 Horas


O dono de um blog ou site anuncia a empresa e quando aquele clique gera uma venda o blog ganha uma comissão sobre aquela compra.

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Hotlead


Hotlead é um sistema da hotmart, que trabalha para manter o afiliado mais tranquilo, pois o pagamento está relacionado a venda dos produtos que o afiliado cadastrou, mas a diferença é que quando o produto estiver com o hotlead escrito, está querendo dizer que quando alguém se tornar lead da empresa por meio do seu código de afiliado, o dia que esse lead que você gerou fechar uma venda a comissão irá para seu bolso.

A imagem abaixo mostra como estará os produtos que são monitorados por hotleads

Hotlead da Hotmart

CPM (Custo por mil)


Com o CPM os anunciantes irão pagar sempre que seu banner for visualizado por mil vezes, ou seja, a cada mil impressões (aparições) do seu anúncio ele pagará um valor X contratado.

Exemplos: Google adwords


Que dá a possibilidade do anunciante escolher se vai pagar por clique ou por mil impressões. O Adwords não tem valor estipulado pelas mil impressões tudo é feito por meio de leilão, mas, o mínimo que a empresa deverá pagar será R$ 0,50 para cada mil visualizações.

Boo-box


Também oferece outras formas de parceria e os valores podem variar devido a negociação feita e contratada.


CPD (Custo por download)


O pagamento é por download feito.


CPD (custo por dia)


Taxa fixa por um dia de anúncio independente do número de visitas paga-se uma taxa fixa.


Exemplo: Youtube


Os anúncios na home do youtube são feitos por custo diário. O anunciante paga um valor para aparecer na home por um dia.


Youtube


CPL (Custo por Lead)


Método muito utilizado pelos programas de afiliados onde é preciso ocorrer um conversão proposta para que aconteça o pagamento. Um exemplo disso pode ser quando uma pessoa faz um cadastro no site anunciante, ou assina sua newsletter, enfim, quando um visitante passa a se tornar um potencial cliente para a empresa que anunciou.

Exemplos:

- Netafiliation: Nesse programa de afiliados existem várias campanhas que são remuneradas dessa forma.
- Mercado livre.
- Programa de afiliados de sites de relacionamento.


Custo por Tweet


 A empresa contrata um intermediário que envia tweets para twitters cadastrados em seu programa de afiliados. O anunciante escolhe as frases com as hastags e url que serão enviadas e paga por cada tweet enviado. O dono do perfil ganha sempre que um anúncio é divulgado entre seus seguidores.

Exemplo:

Boo-box: A pessoa cadastrada como Publisher nesse site poderá escolher seu perfil no twitter e ganhar dinheiro com os tweets patrociandos.

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