18 Dicas para Turbinar sua Fan Page no Facebook

Dicas para turbinar seu Facebook


O uso das redes sociais nas campanhas de Marketing Online de uma empresa vem aumentando muito. As empresas têm visto o poder das redes sociais para seus negócios, e entre elas uma das preferidas é o Facebook para empresas em ações de Marketing e relacionamento com o público. Esse será o foco desse nosso artigo.

Como tenho tido bons resultados com o Facebook decidi dar algumas dicas de ações que tenho feito e que tenho visto as empresas fazerem e ter retorno muito favorável. São elas:

1 - Criar uma fan page para seu negócio


Para iniciar a presença da sua empresa no Facebook você deverá fazer uma pesquisa online do seu nicho de mercado e planejar como será sua presença nesse ambiente, findada essa etapa você deverá dar o primeiro passo que é criar uma página da sua empresa no Facebook.




2 – Mudar o perfil do Facebook da sua empresa para uma fan page


Caso você seja um dos muitos que teve como primeiro passo criar um perfil no Facebook  para sua empresa ao invés de uma fan page, você poderá mudar o perfil criado para uma página no Facebook por esse link aqui, onde será aproveitado apenas a sua foto e seus amigos, e definir o seu tipo de negócio.

Mas se eu perder meus dados?


Como algumas pessoas tiveram problema ao mudar, o melhor é fazer um backup para não ter problemas. Para isso, basta entrar em configurações da conta, download de suas informações, informar sua senha e solicitar um link para baixar arquivo de backup que será enviado para seu email.


3 - Citar outros perfis na sua fan page


Quando for escrever sobre alguma empresa, sobre alguém ou citar algum perfil na sua fan page do Facebook coloque o sinal de arroba (@) mais o nome do perfil,  para que essa pessoa seja notificada sobre o post que você a citou. Esse fator funciona como a menção do Twitter, fazendo isso será criado um link para o perfil citado e você poderá partilhar informações com outras pessoas, dar créditos a artigos alheios, fazer indicações, enfim, tudo que você julgue necessário que um outro perfil saiba que está sendo mencionado.

Exemplo: Note que ao colocar o @ aparece as possibilidades para eu mencionar, basta escolher e clicar em cima.

Citar perfis na Fanpage


4 - Usar o chat como canal de relacionamento



Muito cuidado com essa dica, pois o objetivo central do Facebook não é você vender. Dependendo do tipo e tamanho do seu negócio terão pessoas que irão querer tirar dúvidas sobre seus produtos pelo chat, como você foi procurado pelo seu possível cliente, aproveite a oportunidade.

Tenho usado dessa ferramenta e com bons retornos, mas, deve-se tomar muito cuidado, pois dependendo do seu negócio muitas pessoas irão aproveitar a sua presença no Facebook para tirar outros tipos de dúvidas que são tratadas por outro setor,como, por exemplo:

Uma empresa que presta suporte para seu público e dispõem de chat para esse setor, caso essa pessoa esteja na fila para o atendimento ela poderá te procurar pelo Facebook como forma de encurtar seu atendimento. Assim, deve-se ter objetivos claros da utilidade da ferramenta e estar pronto para direcionar a pessoa para o local onde o que ela deseja seja solucionado.

5 - Usar o Botão Compartilhamento e Curtir em seu site ou Blog


Deixe um botão de curtir e compartilhar no seu site para dar a possibilidade do visitante curtir seu produto, artigo..., enfim, difundir uma informação que o agradou e que deseja repassar para seus amigos. Você deverá analisar o melhor lugar para posicionar esse botão, para isso faça testes e escolha o que tiver um melhor desempenho.

Abaixo deixo um exemplo do botão no site Marketing Digital e Vendas Online:


Botão Curtir do Facebook

Uma boa opção também e deixar o botão de compartilhamento no final do artigo, pois se pessoa chegou até o final da leitura terá boas possibilidades de compartilhar sua postagem, aproveite para deixar um Call to Action (CTA) para indicar o leitor a compartilhar o conteúdo.

6 - Interaja com seus fãs no Facebook


Assim como em qualquer outra mídia social a interação é o foco das ações, então incentive e participe de discussões de assuntos relacionados ao seu negócio. E o mais importante seja ativo e mantenha sua página sempre atualizada.

7 - Gerenciamento da sua conta


Se está com dificuldades de gerenciar sua conta do Facebook junto com outras redes sociais, poderá optar por ferramentas de gerenciamento da sua empresa nas redes sociais. Uma boa opção é a Hotsuite.

8 - Anunciar no Facebook - Facebook Ads


Anunciar no Facebook é uma ótima possibilidade de você aumentar a visibilidade da sua empresa. O anúncio permite que você defina o público que quer atingir e, o que é melhor, você pode definir em anunciar apenas para pessoas que ainda não são fãs da sua empresa.

Para o anúncio você poderá fazer uma landing Page interna específica, direcionar para seu site ou usar como landing page, por exemplo, um evento que você criou e quer divulgá-lo ou uma promoção no próprio Facebook. Colocar a CTA dentro do anuncio depois direcionar para fora ou até mesmo dentro do Facebook. 



9 - Otimizar a url da página da sua empresa no Facebook


Para otimizar sua página no Facebook basta ir para esse endereço e fazer a modificação. Para as páginas é preciso ter um número mínimo para poder fazer essa alteração. Segue abaixo uma tela de como ficará após a definição da nova url. Nesse exemplo note que apenas o perfil foi modificado e a página, por não ter o número necessário de fãs, recebeu a seguinte mensagem ao clicar em ver disponibilidade:  “Venderon não é elegível para um nome de usuário no momento. No futuro, Venderon poderá ter um nome de usuário.”


otimização da url no facebook


10 - Monitoramento da sua página pelo Facebook Insights


O Facebook insights é um analytics para o Facebook, com ele você poderá monitorar o desempenho da sua página podendo ter métricas sobre os usuários e das interações.

Na parte de usuários você poderá ver quantos estão ativos, quantas pessoas curtiram sua página, os dados demográficos (Gênero, Idade, país, cidades e idioma) dos seus fãs, visualizações das páginas separadas pelas abas e quais sites que enviam tráfego para sua página.

Facebook Insights


E nas interações você poderá ver como seus fãs estão interagindo com sua empresa. Nessa parte da ferramenta são mostradas as suas publicações e a repercussão que cada uma gerou, como quantas pessoas que curtiram, quantos comentários cada uma teve e o número de impressão de cada mensagem. Com essa análise você poderá ver o que seu público prefere, o que faz com que gere uma maior discussão e interação e a partir daí direcionar suas ações para um caminho que dê maior retorno.
                                                                                                

11 - Participar de grupos do nicho do seu mercado


Participe de grupos que estão relacionados ao seu público e participe. Muitas vezes uma discussão do grupo está voltada a um assunto que você pode contribuir, quando isso acontecer interaja e deixe sua contribuição.

Em casos mais extremos podem ter assuntos que estão ligados ao seu produto, esse é o momento de você mostrar presença e se colocar a disposição das pessoas para o que precisarem. No mais, fique de olho nas oportunidades que possam surgir nas discussões.

12 - Crie eventos sobre seu negócio


Essa é uma ferramenta que tem um forte poder, mas, cuidado para não se empolgar e sair criando evento a todo momento, pois poderá ter efeito contrário ao que você espera.

Mas quando criar um evento no Facebook?


Isso irá variar de negócio para negócio, mas você poderá usá-lo em várias circunstâncias, como, por exemplo, quando sua empresa for lançar um novo produto, convide seus fãs a participarem do lançamento, ou, mais, quando sua empresa for promover um curso (online ou offline), uma web conferência ou algum outro tipo de evento.

Aproveite as oportunidades, use a criatividade e crie eventos para envolver seu público a sua empresa.

13 - Criar promoções exclusivas para seus fãs


Crie promoções exclusivas para os seus fãs. Poderão ser feitos cupons de descontos para a compra dos produtos da sua empresa, sorteios pelo Facebook oferecendo como brinde os produtos que você comercializa, enfim temos boas possibilidades nesse ponto. Lembrando que se for sorteio deverá ser registrado pela Caixa Econômica Federal.

Tente ao máximo oferecer diferenciais para seus fãs.

14 - Manter seu público informado


Mantenha seu público informado sobre o setor de mercado onde é de interesse dele e que tenha ligação com sua empresa. Envie notícias, artigos, oportunidades de emprego, datas de eventos para aquele nicho de específico etc.

Se você não é gerador de conteúdo não tem problema, faça buscas dessas informações pela internet e ofereça conteúdo de qualidade para seu público, se você escolher boas informações de outros sites estará eliminando o trabalho do seu fã ter que buscar aquele conteúdo.

Tente fazer imagens criativas com frases de impacto para que seu público tenha interesse em compartilhar seu conteúdo.

15 – Customizar as abas da sua página


O Facebook, por padrão, disponibiliza algumas abas, mas você poderá criar novas abas para atender o seu objetivo. Um exemplo é você fazer uma página inicial por meio de aplicativos que usam o HTML, nos próximos posts falarei mais sobre aplicativos para Facebook. Outra possibilidade é você colocar uma página para as pessoas assinarem sua Newsletter, nesse caso você poderá gerar conteúdo gratuito para estimular a assinatura, como por exemplo fazer um E-book.

Se tiver um boa conteúdo para oferecer para seu público e tenha interesse em gerar Leads, pense na possibilidade de usar o Facebbok Ads, o retorno poderá te surpreender.


16 – Criar uma boa landing Page


Crie uma landing Page bem definida para quando as pessoas entrarem em sua página tenham o interesse de conhecer mais o seu negócio. No Facebook você poderá seguir as mesmas estratégias que abordamos no artigo "A importancia da Landing Page para as campanhas no Marketing Digital" para criar sua landing Page. Personalize a página de destino de acordo com o seu objetivo e de uma maneira que você possa transformar o visitante em um fã da sua empresa no Facebook.

17 – Fazer concursos culturais na sua fan page


Para envolver seu público faça concursos culturais onde estimule a interação das pessoas com sua marca. Use a criatividade e sempre quando tiver prêmio dê preferências para os produtos da sua empresa, ou, se conseguir, firme parcerias com empresas complementares a sua e ofereça produtos ligados ao seu público.

18 – Integrar sua página com outras mídias


Tente integrar suas ações a outras mídias e ferramentas que sua empresa utiliza para o marketing como com outras redes sociais, Youtube, Instagram, campanhas de email marketing... Algumas empresas têm feito essa interação do Facebook até mesmo offline. Lembrando que para cada rede você deverá adaptar o conteúdo para aquele ambiente, sendo que a forma de consumo da sua persona e diferente em cada mídia social

19 - Dica Extra - Marketplace do Facebook

Você poderá cadastrar seus produtos no Marketplace do Facebook, principalmente se o seu negócio for local, tenho visto bons resultados com esse trabalho. Tem gente vendendo até geladinho gourmet e doces no Marketplace do Facebook, é o melhor, é que tem gente comprando.


E você tem mais alguma dica? Deixe-a nos comentários abaixo...



O que são Backlinks e como eles Ajudam o Site da sua Empresa?

Backlinks são os links que redirecionam para uma página da web em seu site a partir de outro site.  Esses backlinks são um dos indicadores m...