11 Dicas para Melhorar sua Campanha de Email Marketing

Muitas pessoas pensam que o email marketing está acabando, mas o fato é que as campanhas de email marketing ainda têm grande força, e o que é melhor o "patrimônio" (mailing) é todo seu. Diferente das redes sociais que todo o domínio está sob as mãos do dono da rede e ele pode fazer mudanças radicais quando quiser, como foi o fato do Facebook que mudou e um percentual pequeno das postagens e mostrado.

Sendo assim, abaixo darei 11 dicas práticas para melhorar sua campanha de e-mail marketing :

Como melhorar sua Campanha de email Marketing

Dica 1 - Email de Boas Vindas


A partir do momento que uma pessoa se cadastrar para receber sua newsletter ou suas campanhas de e-mail marketing envie para ela um e-mail de “boas vindas” bem montado e que diz o que você irá enviar para esse novo cadastrado. É de suma importância chamar a atenção do leitor, pois a partir daquele e-mail ele formará um conceito dos seus e-mails (do seu negócio), se ele o considerar um SPAM dificilmente irá abrir os outros que você enviar.

Certo dia me cadastrei na mailing de um site onde me prometia um mini curso gratuito, mas a primeira mensagem que recebi foi a de um vídeo de apresentação de um curso que estava a venda, ou seja fiquei com uma primeira impressão ruim daquele site, o que já me faz pensar duas ou três vezes antes de abrir os e-mails daquela empresa.

Proporcione interatividade com sua persona. Crie um ambiente onde as pessoas podem se expressar ou interagir com a sua empresa após clicar no seu e-mail. Exemplos: Criar um Hotsite divertido que prenda o visitante a sua marca ou direcioná-lo ao blog da sua empresa onde ele poderá se expressar e interagir com sua empresa. Caso seu interesse seja outro, facilite a vida do leitor e o direcione para uma landing Page objetiva.

Dica 3 - Link para chat comercial

Sua empresa tem um chat comercial? Então, deixe um link que direcione o leitor para seu atendimento online, facilitando, assim, o esclarecimento das dúvidas que ele tiver sobre seus produtos/serviços.

Dica 4 - Email Marketing com personalidade


Trate o leitor com pessoalidade. Quanto mais personalizado e direcionado for seu e-mail maior será as suas chances de obter uma melhor conversão.

Para fazer isso não esqueça na hora da geração do seu lead, pegar dados do seu potencial cliente, quanto mais dados mais personalizado você conseguirá fazer sua campanha, mas sempre tenha equilibiro para não pedir dados demais e "espantar" seu visitante, para aprofundar do assunto leia o artigo sobre geração de leads. Outra opção e baixar o ebook gratuito: 6 maneiras de atrair leads e aumentar a taxa de conversão


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Dica 5 - Cuidado com as padronizações do seu email


Não envie sempre um e-mail padrão nas suas campanhas, faça alterações constantes para chamar mais a atenção do leitor, pois enviando sempre o mesmo e-mail você não irá despertar seu interesse quando tiver novidades, por exemplo, no lançamento de um novo produto;

Dica 6 - Medir os resultados das Campanhas deMarketing


Faça uma análise pelo seu web analytics (Ex: Google Analytics) e veja quais são os dias e horários onde se tem pico de acessos, para, assim, você direcionar suas campanhas nos melhores dias e horários.


Dica 7 - Cuidado com o excesso na sua Campanha de Email Marketing


Tire o excesso da sua mensagem para não ficar um e-mail chato de se ler, mas também n]ao deixe a desejar nas informações, faça com que o leitor tenha interesse de ler até o final do email. Se possível deixe o melhor para o final, mas crie expectativa para isso.


Dica 8 - Analisar as ações dos concorrentes


Analise as ações do seu concorrente, esteja sempre atento para mudanças rápidas e previna-se contra possíveis “contra-ataques” do seu concorrente.

Um exemplo que vivenciei e que está relacionado aos concorrentes foi de algumas promoções que fizemos e enviamos para nossa mailing. Todas as vezes que fazíamos promoções ou lançávamos novidades o nosso concorrente ia de encontro com nossa empresa no outro dia e com uma promoção bem apelativa que acabava abafando a nossa. Como acompanhávamos as ações, por e-mail, do nosso concorrente e vimos que ele iria "cobrir tudo que fizéssemos” decidimos mudar as estratégias das nossas campanhas.

Obs: Só para vocês entenderem melhor, ele chegou a doar o produto dele para determinadas pessoas, só para abafar nossa campanha. Então fique atento ao concorrente

Dica 9 - Exclusividade no email


Faça com que o leitor sinta como se que aquele e-mail (oferta, noticias...) fora feito exclusivamente para ele e que aquelas ofertas só estão disponíveis para quem recebeu aquele e-mail.

Dica 10 - Foco nas suas campanhas de marketing


Não varie muito a função original da sua mailing para não ser taxado de SPAM. Exemplo: Você envia para seus contatos ofertas da sua empresa, notícias do setor, pesquisa sobre seu produto..., mas, de uma hora para outra você começa a enviar notícias de outros setor, ofertas de terceiro que não estão ligadas ao público da sua lista, você estará perdendo crédito com essas pessoas;

Dica 11 - Frequência dos envios


Tome bastante cuidado com a frequência dos envios. Não envie e-mails todos os dias a não ser que no opt-in a pessoa tenha marcado que quer receber seus e-mails diariamente. Faça testes e veja qual é a melhor frequência de envios para o seu público, semanal, quinzenal, mensal.... Você poderá usar o opt-out como termômetro.  

Essas são algumas dicas para melhorar sua campanha de e-mail marketing. Se você tiver outras dicas deixe nos comentários.


Dica extra - Automação do seu email marketing


Quando estiver com uma mailing grande precisará de ter um sistema de automação das suas campanhas de email marketing, que te ajudará a coordenar toda sua lista sem perder nem um dos pontos das dicas acima. Para isso recomendo a LeadLovers. Também deixo um Ebook Gratuito sobre automação de marketing digital para baixar, basta clicar na imagem abaixo.

Ebook Automação de Marketing Digital




Geração de Leads e Estrategia de Marketing Digital

Transformar trafego em lead e cliente


Para começar a trabalhar um potencial cliente qualquer empresa precisa ter o primeiro contato com e pessoa que tem interesse no seus produtos. Sendo assim mesmo você já tendo definido sua persona de forma muita clara, a pessoa física real, ainda não está em contato com seu negocio, de nenhuma forma a não ser da definição do nicho e características que você quer para essas pessoas.

A partir do momento em que essa pessoa demonstra interesse pela sua empresa ele é chamada de Lead em marketing Digital. Sendo assim Lead de forma resumida é esse potencial cliente que passou a ficar ao alcance da sua empresa por algum meio de entrada do seu negocio, podendo ser por diversas fomas. Esse artigo irá falar quais são as maneiras que você poderá usar para geração dos seus leads nas suas estrategias de marketing digital. São Elas:


Formulário de contato


Você poderá gerar leads através de formulários de contato, sendo por uma página especifica onde exige um esforço e um interesse anterior da sua persona para com seus produtos, mas com dúvidas ainda. Nesse caso a pessoa irá atras de um formulário no seu site para entrar em contato com seu negocio. Como exemplo da foto abaixo.

Outra possibilidade dentro dessa mesma ferramenta é você se aproximar da sua persona colocando um formulário de contato no meio de uma postagem, podendo dar uma isca para que essa pessoa deixe seu contato para você.


Formulário de contato em página especifica

Assinatura de Newsletter

O seu potencial cliente pode ter interesse em receber suas newsletter se achar vantagem nos conteúdos que é gerado no seu site/blog. Se suas estrategias de marketing digital incluem geração de conteúdo, e se não incluem, comece a pensar no assunto, tenha locais onde a pessoa que entrou no seu site e se interessou cadastre na para receber sua newsletter.

Você poderá colocar uma caixa para cadastro de email nas laterais do seu site, formulário de cadastro ao fim de uma postagem, pop-up, enfim aonde julgar interessante, lembrando que tudo pode mudar de acordo com seu interesse.

Para te ajudar a ter suas novas postagens enviadas automaticamente e também ter formulários prontos a ferramenta Feedburner é uma boa opção

Exemplo:
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Deixe seu email:



Isca Digital


A isca digital é uma das técnicas de captação de leads mais usadas, pois tem bom retorno, e se você tiver uma ferramenta de automação, poderá gerenciar seus leads de acordo com as iscas que eles fazer acesso.

As iscas normalmente dão alguma coisa em troca do cadastro do seu potencial cliente alguns exemplos são:

  • Ebook gratuitos;
  • Infográficos;
  • Acesso a descontos (cupom de desconto); 
  • Aula gratuita;
  • Videos;
  • Acesso a download de teste de ferramentas ou com acesso limitado;
  • Pesquisas exclusivas sobre o setor de interesse da persona;
  • Demonstração do seu produto.


Chat


Chat também é uma forma de geração de leads, mas normalmente quem entra para conversar teve interesse pelo seu conteúdo, produto, serviço... por isso sempre leve informações que despertem interesse no seu público e que eles vejam que sua empresa e autoridade no assunto e que você (seu produto ou serviço) poderá resolver a dor dele.

Para facilitar a vida das pessoas pode ser feitas chamadas via pop-up em páginas especificas do seu site para despertar interesse da pessoa interagir via chat com você.

Landing Page


Uma boa página de destino é muito importante para o sucesso da sua conversão de tráfego para um lead. Nela você irá definir qual será a sua estratégia para converter essa pessoa que chegou até onde você planejou, podendo ser um formulario com uma Call to action, ou uma isca digital, um concurso cultural, sorteio, enfim a sua página tem que estar convidativa para que essa pessoa se aproxime da sua empresa. Para saber mais sobre landing page leia o artigo: A importância da Landing Page para as Campanhas no Marketing Digital

Lembrando que o objetivo desse lading page deverá ser de conversão de um simples trafego para um lead.

Pop-Up


O Pop-up é muito discutido sobre suas vantagens e desvantagens, pois muitos os julgam como chatos. E de fato se ele for usado de forma errada poderá se tornar muito mesmo. Mas o fato é que ele traz boas conversões.

São várias as formas de usar essa ferramenta e cabe a você a usar cada maneira segundo o objetivo traçado. Alguns exemplos são:

  • Configurar o pop-up para aparecer após algum tempo da pessoa estar navegando no site;
  • Mostrar o pop-up quando a pessoa estiver saindo do seu site, serve para tentar recuperar esse potencial cliente;
  • Abertura do pop-up quando a pessoa ja tiver lido tantos por cento da sua página. Nesse caso indica que ela está tendo interesse no seu conteúdo;
  • Abertura de pop-ups na parte inferior que se torna imperceptível e não atrapalha a navegação;
  • Abertura total do pop-up na tela. Nesse caso gera boas conversões, mas um certo incomodo para o navegante, então cuidado ao usar, tenha bem alinhado seu objetivo;
  • Banner no final de postagem que após um clique abre o pop-up.
Como podemos ver são muitas as formas de utilização de pop-ups e podendo ser cada uma delas
usadas em momentos doo.


Concurso e Sorteios

Promover concursos e sorteios são boas formas de captar leads para seu negócio, alem de fazer com que eles interajam com sua marca.

Os concursos poderão ser feitos com temas relacionados ao seu negócio e onde tenha interação social,  e o sorteio poderá ser com sorteios de produtos e/ou serviços da sua empresa

Quizz


Crie teste e quizz de perguntas e respostas criativos para que as pessoas tenham interesse em participar e compartilhar, você pode ligar o resultado a ser envido para o email da pessoa ou da na hora mesmo após conclusão do cadastro.


Cabe a você definir qual dessas é a melhor maneira de captar os leads para sua empresa, tudo dependerá da estrategia de marketing digital que você adotou.

O importante é você gerenciar esses leads após a captura para direcionar conteúdos específicos para cada tipo de lead.

Qual outra forma que você usa para geração de leads? Nos conte nos comentários.

Dicas importantes para sucesso na geração de leads


  • Você não pode esquecer que a partir do momento que esse lead começa a se relacionar com seu negocio não quer dizer que ele está pronto para comprar seu produto. A partir dai começa a jornada de nutrir esse lead, até mesmo porque eles podem ter vindos de diversos lugares e com diversos interesses. Essa é a hora de você começar entender mais aquela pessoa, existem ferramentas de automação de email que poderá te ajudar. Recomendo a ferramenta Leadlovers que poderá te ajudar a nutrir e qualificar seus leads e também a leitura do ebook gratuito de marketing de relacionamento e automação de marketing. Para baixar basta clicar na imagem e solicitar seu ebook ou no link acima:

  •  Ebook Marketing de relacionamento e automação de marketing

  • Não se pode esquecer que a ideia é transformar o tráfego para seu ambiente online (exemplo: blog) em leads, mas para isso tem que atrair e chamar a atenção do seu público. Pense como se fosse uma loja física que várias pessoas passam na porta, mas só entraram para consumir alguma coisa se tiver uma boa vitrine convidando a pessoa a entrar para esse fim;
  • Um ponto a ser pensado é que quanto menos informação você solicitar, maior será a taxa de conversão, e quanto mais dados pedir menor a conversão, mas melhor será a qualidade dos leads, tudo dependerá da sua estrategia;
  • Ter uma boa call to action;
  • O conteúdo tem que ser objetivo e claro para o tráfego não abandonar antes de virar um lead;
  • O design tem que ser simples e responsivo para as técnicas darem certo;
  • As chamadas devem estar acima da dobra, a pessoa não podem ter que fazer rolagem na página para se tornar um lead da empresa;
  • Usar o teste A/B para ver qual estratégia teve melhor desempenho. As vezes uma simples modificação do local onde está o botão da ação em uma landing page ou até mesmo a forma como foi escrita a chamada para ação (CTA) poderá dar melhor desempenho. O teste A/B te proporciona;
  • No momento que ver que seu lead está preparado para comprar, acione a equipe de telemarketing ou de venda, se tiver, para ligar e tentar vender;
  • Não esqueça de medir todas ações que vier a realizar;

Fonte da imagem: https://geracaodeconteudo.com.br/geracao-de-leads/


18 Dicas para Turbinar sua Fan Page no Facebook

Dicas para turbinar seu Facebook


O uso das redes sociais nas campanhas de Marketing Online de uma empresa vem aumentando muito. As empresas têm visto o poder das redes sociais para seus negócios, e entre elas uma das preferidas é o Facebook para empresas em ações de Marketing e relacionamento com o público. Esse será o foco desse nosso artigo.

Como tenho tido bons resultados com o Facebook decidi dar algumas dicas de ações que tenho feito e que tenho visto as empresas fazerem e ter retorno muito favorável. São elas:

1 - Criar uma fan page para seu negócio


Para iniciar a presença da sua empresa no Facebook você deverá fazer uma pesquisa online do seu nicho de mercado e planejar como será sua presença nesse ambiente, findada essa etapa você deverá dar o primeiro passo que é criar uma página da sua empresa no Facebook.




2 – Mudar o perfil do Facebook da sua empresa para uma fan page


Caso você seja um dos muitos que teve como primeiro passo criar um perfil no Facebook  para sua empresa ao invés de uma fan page, você poderá mudar o perfil criado para uma página no Facebook por esse link aqui, onde será aproveitado apenas a sua foto e seus amigos, e definir o seu tipo de negócio.

Mas se eu perder meus dados?


Como algumas pessoas tiveram problema ao mudar, o melhor é fazer um backup para não ter problemas. Para isso, basta entrar em configurações da conta, download de suas informações, informar sua senha e solicitar um link para baixar arquivo de backup que será enviado para seu email.


3 - Citar outros perfis na sua fan page


Quando for escrever sobre alguma empresa, sobre alguém ou citar algum perfil na sua fan page do Facebook coloque o sinal de arroba (@) mais o nome do perfil,  para que essa pessoa seja notificada sobre o post que você a citou. Esse fator funciona como a menção do Twitter, fazendo isso será criado um link para o perfil citado e você poderá partilhar informações com outras pessoas, dar créditos a artigos alheios, fazer indicações, enfim, tudo que você julgue necessário que um outro perfil saiba que está sendo mencionado.

Exemplo: Note que ao colocar o @ aparece as possibilidades para eu mencionar, basta escolher e clicar em cima.

Citar perfis na Fanpage


4 - Usar o chat como canal de relacionamento



Muito cuidado com essa dica, pois o objetivo central do Facebook não é você vender. Dependendo do tipo e tamanho do seu negócio terão pessoas que irão querer tirar dúvidas sobre seus produtos pelo chat, como você foi procurado pelo seu possível cliente, aproveite a oportunidade.

Tenho usado dessa ferramenta e com bons retornos, mas, deve-se tomar muito cuidado, pois dependendo do seu negócio muitas pessoas irão aproveitar a sua presença no Facebook para tirar outros tipos de dúvidas que são tratadas por outro setor,como, por exemplo:

Uma empresa que presta suporte para seu público e dispõem de chat para esse setor, caso essa pessoa esteja na fila para o atendimento ela poderá te procurar pelo Facebook como forma de encurtar seu atendimento. Assim, deve-se ter objetivos claros da utilidade da ferramenta e estar pronto para direcionar a pessoa para o local onde o que ela deseja seja solucionado.

5 - Usar o Botão Compartilhamento e Curtir em seu site ou Blog


Deixe um botão de curtir e compartilhar no seu site para dar a possibilidade do visitante curtir seu produto, artigo..., enfim, difundir uma informação que o agradou e que deseja repassar para seus amigos. Você deverá analisar o melhor lugar para posicionar esse botão, para isso faça testes e escolha o que tiver um melhor desempenho.

Abaixo deixo um exemplo do botão no site Marketing Digital e Vendas Online:


Botão Curtir do Facebook

Uma boa opção também e deixar o botão de compartilhamento no final do artigo, pois se pessoa chegou até o final da leitura terá boas possibilidades de compartilhar sua postagem, aproveite para deixar um Call to Action (CTA) para indicar o leitor a compartilhar o conteúdo.

6 - Interaja com seus fãs no Facebook


Assim como em qualquer outra mídia social a interação é o foco das ações, então incentive e participe de discussões de assuntos relacionados ao seu negócio. E o mais importante seja ativo e mantenha sua página sempre atualizada.

7 - Gerenciamento da sua conta


Se está com dificuldades de gerenciar sua conta do Facebook junto com outras redes sociais, poderá optar por ferramentas de gerenciamento da sua empresa nas redes sociais. Uma boa opção é a Hotsuite.

8 - Anunciar no Facebook - Facebook Ads


Anunciar no Facebook é uma ótima possibilidade de você aumentar a visibilidade da sua empresa. O anúncio permite que você defina o público que quer atingir e, o que é melhor, você pode definir em anunciar apenas para pessoas que ainda não são fãs da sua empresa.

Para o anúncio você poderá fazer uma landing Page interna específica, direcionar para seu site ou usar como landing page, por exemplo, um evento que você criou e quer divulgá-lo ou uma promoção no próprio Facebook. Colocar a CTA dentro do anuncio depois direcionar para fora ou até mesmo dentro do Facebook. 



9 - Otimizar a url da página da sua empresa no Facebook


Para otimizar sua página no Facebook basta ir para esse endereço e fazer a modificação. Para as páginas é preciso ter um número mínimo para poder fazer essa alteração. Segue abaixo uma tela de como ficará após a definição da nova url. Nesse exemplo note que apenas o perfil foi modificado e a página, por não ter o número necessário de fãs, recebeu a seguinte mensagem ao clicar em ver disponibilidade:  “Venderon não é elegível para um nome de usuário no momento. No futuro, Venderon poderá ter um nome de usuário.”


otimização da url no facebook


10 - Monitoramento da sua página pelo Facebook Insights


O Facebook insights é um analytics para o Facebook, com ele você poderá monitorar o desempenho da sua página podendo ter métricas sobre os usuários e das interações.

Na parte de usuários você poderá ver quantos estão ativos, quantas pessoas curtiram sua página, os dados demográficos (Gênero, Idade, país, cidades e idioma) dos seus fãs, visualizações das páginas separadas pelas abas e quais sites que enviam tráfego para sua página.

Facebook Insights


E nas interações você poderá ver como seus fãs estão interagindo com sua empresa. Nessa parte da ferramenta são mostradas as suas publicações e a repercussão que cada uma gerou, como quantas pessoas que curtiram, quantos comentários cada uma teve e o número de impressão de cada mensagem. Com essa análise você poderá ver o que seu público prefere, o que faz com que gere uma maior discussão e interação e a partir daí direcionar suas ações para um caminho que dê maior retorno.
                                                                                                

11 - Participar de grupos do nicho do seu mercado


Participe de grupos que estão relacionados ao seu público e participe. Muitas vezes uma discussão do grupo está voltada a um assunto que você pode contribuir, quando isso acontecer interaja e deixe sua contribuição.

Em casos mais extremos podem ter assuntos que estão ligados ao seu produto, esse é o momento de você mostrar presença e se colocar a disposição das pessoas para o que precisarem. No mais, fique de olho nas oportunidades que possam surgir nas discussões.

12 - Crie eventos sobre seu negócio


Essa é uma ferramenta que tem um forte poder, mas, cuidado para não se empolgar e sair criando evento a todo momento, pois poderá ter efeito contrário ao que você espera.

Mas quando criar um evento no Facebook?


Isso irá variar de negócio para negócio, mas você poderá usá-lo em várias circunstâncias, como, por exemplo, quando sua empresa for lançar um novo produto, convide seus fãs a participarem do lançamento, ou, mais, quando sua empresa for promover um curso (online ou offline), uma web conferência ou algum outro tipo de evento.

Aproveite as oportunidades, use a criatividade e crie eventos para envolver seu público a sua empresa.

13 - Criar promoções exclusivas para seus fãs


Crie promoções exclusivas para os seus fãs. Poderão ser feitos cupons de descontos para a compra dos produtos da sua empresa, sorteios pelo Facebook oferecendo como brinde os produtos que você comercializa, enfim temos boas possibilidades nesse ponto. Lembrando que se for sorteio deverá ser registrado pela Caixa Econômica Federal.

Tente ao máximo oferecer diferenciais para seus fãs.

14 - Manter seu público informado


Mantenha seu público informado sobre o setor de mercado onde é de interesse dele e que tenha ligação com sua empresa. Envie notícias, artigos, oportunidades de emprego, datas de eventos para aquele nicho de específico etc.

Se você não é gerador de conteúdo não tem problema, faça buscas dessas informações pela internet e ofereça conteúdo de qualidade para seu público, se você escolher boas informações de outros sites estará eliminando o trabalho do seu fã ter que buscar aquele conteúdo.

Tente fazer imagens criativas com frases de impacto para que seu público tenha interesse em compartilhar seu conteúdo.

15 – Customizar as abas da sua página


O Facebook, por padrão, disponibiliza algumas abas, mas você poderá criar novas abas para atender o seu objetivo. Um exemplo é você fazer uma página inicial por meio de aplicativos que usam o HTML, nos próximos posts falarei mais sobre aplicativos para Facebook. Outra possibilidade é você colocar uma página para as pessoas assinarem sua Newsletter, nesse caso você poderá gerar conteúdo gratuito para estimular a assinatura, como por exemplo fazer um E-book.

Se tiver um boa conteúdo para oferecer para seu público e tenha interesse em gerar Leads, pense na possibilidade de usar o Facebbok Ads, o retorno poderá te surpreender.


16 – Criar uma boa landing Page


Crie uma landing Page bem definida para quando as pessoas entrarem em sua página tenham o interesse de conhecer mais o seu negócio. No Facebook você poderá seguir as mesmas estratégias que abordamos no artigo "A importancia da Landing Page para as campanhas no Marketing Digital" para criar sua landing Page. Personalize a página de destino de acordo com o seu objetivo e de uma maneira que você possa transformar o visitante em um fã da sua empresa no Facebook.

17 – Fazer concursos culturais na sua fan page


Para envolver seu público faça concursos culturais onde estimule a interação das pessoas com sua marca. Use a criatividade e sempre quando tiver prêmio dê preferências para os produtos da sua empresa, ou, se conseguir, firme parcerias com empresas complementares a sua e ofereça produtos ligados ao seu público.

18 – Integrar sua página com outras mídias


Tente integrar suas ações a outras mídias e ferramentas que sua empresa utiliza para o marketing como com outras redes sociais, Youtube, Instagram, campanhas de email marketing... Algumas empresas têm feito essa interação do Facebook até mesmo offline. Lembrando que para cada rede você deverá adaptar o conteúdo para aquele ambiente, sendo que a forma de consumo da sua persona e diferente em cada mídia social

19 - Dica Extra - Marketplace do Facebook

Você poderá cadastrar seus produtos no Marketplace do Facebook, principalmente se o seu negócio for local, tenho visto bons resultados com esse trabalho. Tem gente vendendo até geladinho gourmet e doces no Marketplace do Facebook, é o melhor, é que tem gente comprando.


E você tem mais alguma dica? Deixe-a nos comentários abaixo...



5 Dicas de Sucesso para suas Ações nas Mídias Sociais

Dicas Mídias Sociais

As mídias sociais podem ser usadas como uma boa estratégia para o marketing da sua empresa, mas temos que tomar alguns cuidados para ter um bom resultado.

Dividi o artigo em dois, sendo que nesse listarei 5 pontos importantes nas ações da sua empresa nesses canais e que devem ser observados, e o no outro falarei 5 ações que não devem ser feitas nesse ambiente. As ações que devem ser observadas pela sua empresa são:

Onde está meu público?


Ao invés de dar tiro para todo o lado busque as mídias sociais onde seu público está, e, aí sim dê seus tiros certeiros. De nada adianta atirar para todo lado sendo que você não “enxerga bem” (o mercado) e, o que é pior, quando tentamos fazer tudo ao mesmo tempo a chance de fazer mal feito é muito maior.

A partir das buscas pelas mídias sociais pelo seu público é hora de fazer uma interação dessas mídias com o seu site, blog ou com suas campanhas. Para isso, coloque um botão de compartilhamento para dar a possibilidade das pessoas repassarem as informações contidas no seu site para os outros que elas se relacionam na mesma mídia. Por exemplo, quando uma pessoa compartilha uma página do seu site clicando no botão de compartilhamento do facebbok ela difunde aquela informação para seus amigos e você ganha maior visibilidade.

Tenha sempre novidades para seus amigos, fãs, seguidores, pessoas inscritas no seu perfil...


Faça valer a amizade das pessoas que acompanham suas ações, em qualquer uma das mídias que sua empresa está. Faça promoções, sorteios, concursos ou envie informações exclusivas para quem está no ciclo de amizade do seu negócio em determinada mídia. Nunca esqueça que a interação tem que ser constante e sua persona gosta de novidades também.

Para saber o que é persona leia esse artigo: Você Trabalha com Persona? Leia isso agora

Interaja e busque pessoas de influencia do seu nicho de mercado.


A interação é o coração das ações nas mídias sociais, tente ao máximo envolver as pessoas que fazem parte do ciclo da sua empresa (seguidores, amigos, fãs, visitantes...). Sempre quando se inicia uma interação as pessoas dão mais atenção na conversa e querem interagir. Um bom exemplo disso, e que vejo acontecer direto, é que quando iniciamos uma “conversa” (atenção não me refiro a sala de bate papo) com, por exemplo, um seguidor no twitter, os outros começam a interagir e querer saber mais o que está acontecendo, quando é uma promoção eles conversam ou querem mais informações, com isso você aumenta sua visibilidade naquele momento. Isso acontece em todas redes sociais quanto mais pessoas interagindo mais curiosidade será despertada nas pessoas. A interação é tudo nas redes sociais.

E lembre-se dê Retwite e curta informações de outras pessoas, não queira que seja tudo feito de mão única, onde só os outros interagem e você fica parado. Busque quem tem influência no seu nicho de mercado e se aproxime, mas sempre “doando” nunca “pedindo”, e com o tempo o relacionamento se consolida e os dois saem ganhando. Tenho tido bons resultados dessa forma e recomendo, pois geram bons resultados para todos os lados.


Descubra o que falam de você e do seu concorrente?


Faça o monitoramento da sua empresa nas mídias sociais e surpreenda seu cliente. Sempre que achar algum comentário negativo do seu negócio tente reverter essa mensagem, faça contato com a pessoa insatisfeita e resolva o seu problema, muitas vezes é coisa simples de resolver, mas, que quando vista com atraso pode causar uma dor de cabeça para você.

Além de monitorar o que dizem sobre sua empresa, acompanhe as ações e o que falam do seu concorrente e esteja sempre pronto para agir. É importante acompanhar o mercado onde você atua.

Defina sua equipe, a forma de trabalho...


Defina quem será o responsável pelas ações nas mídias sociais, quem irá gerenciar essas pessoas, como elas deverão se portar nesse ambiente, como vai ser a forma de comunicação da sua empresa, vocês irão adotar um padrão formal ou informal, a comunicação vai ser pessoal ou institucional, o que cada pessoa deverá fazer em situações controversas. Se possível e você achar viável crie um manual de conduta. Normalmente o setor responsável por administrar a empresa nas mídias sociais é do marketing ou da comunicação, mas isso pode variar de empresa para empresa.

É bom ter essas definições antes de se iniciar para não ter contradições nas ações da equipes.

Essas são algumas dicas para se fazer um bom trabalho nas mídias sociais, se você tiver outras deixe nos comentários. No próximo artigo iremos falar sobre o que não deve ser feito nas mídias sociais.

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Fonte da imagem: www.labourlist.org

SEO para Blogger, Dicas de como Otimizar seu Blog

Existem diversas plataformas para você gerenciar o seu blog, uma possibilidade para quem ainda não quer investir um pouco no seu blog é usar a plataforma do Blogger que é gratuita, e para você melhorar o seu desempenho nos buscadores irei mostrar nesse artigo como fazer para usar técnicas de SEO com esta ferramenta. Caso queira aprofundar um pouco mais no assunto acesso esse curso de SEO com técnicas de link building

Essa artigo será bem objetivo para você ir direto ao ponto e será ensinado como fazer os seguintes pontos de forma otimizada: Meta description, titulo das postagens e do blog, Heding tags, usar atributo alt e title em imagens e urls customizadas. Vamos lá.

Meta description

A meta description não irá influenciar a sua posição no buscador, mas ela é essencial para melhorar a sua CTR, ou seja fazer com que seus posts ou páginas tenham mais cliques quando forem impressos (aparecerem nas SERPS). Caso tenha dúvidas de siglas de SEO vejo nosso artigo Glossário SEO.

O primeiro passo será você fazer a meta description do seu blog/site, depois aparecerá nas suas postagens a opção de modificá-las, para fazer essa mudança você deverá ir no painel de configurações - preferencias de pesquisa e em meta tags fazer a alteração conforme imagem abaixo.

Meta Description do Blog


Não esqueça de ser criativo e original para atrair mais CTRs com sua Meta Description. Após feito essa etapa você poderá modificar as meta description de suas postagens, veja na imagem abaixo que em todas pastagens agora irá aparecer a opção de modificá-las no campo "descrição de pesquisa", conforme imagem abaixo.

Meta Description da postagem


Uma dica importante quando for fazer sua meta description é se atentar ao número de letras que caiba no buscador sem ter que terminar com os três pontos e cortar sua descrição, sendo assim não deixe pequeno demais e nem muito grande. No caso do blogger se você ultrapassar a 150 caracteres ele te dirá. mas com poucas ele irá passar correndo o risco de ter uma descrição pobre. Segue uma ferramenta para você saber quantos caracteres tem sua meta description e se quiser contar quantas palavras tem seu artigo essa ferramenta também te ajudará. Segue o contado aqui nesse link


Títulos das postagens e do Blog


O título é muito quando o assunto é SEO, os títulos quanto mais bem feitos maior serão as possibilidades de você atrair as pessoas a clicar e entrar no seu site, manter ele dependerá do conteúdo que você deu a ele, mas o título é a porta de entrada.

O Blogger define automaticamente um título para o seu blog, mas nem sempre são as melhores opções, então para alterar o título do seu blog siga o caminho: configurações - básico - titulo, depois é só escrever o que achar interessante para estratégia do seu negocio.

Titulos da postagens e do Blog


Já para as postagens o Blogger utilizará o próprio título da postagem, então não esqueça de fazer um titulo atrativo, para isso usa e abuse das ferramentas de palavras chave como google planner e trends e diversas outras, para que você tenha um titulo interessante e com uma boa estrategia de palavra chave para disputar bem nos buscadores. Sendo assim o título deverá ter a palavra chave que você definiu como importante para sua página e que chame a atenção para suas personas lerem o artigo.

Heading tags

As heading tags são importantes também para a otimização do seu blog e para você inclui-las na sua postagens basta ir no menu do artigo que está escrevendo e inserir, a foto abaixo ilustra o que deverá fazer. Você notará que quando selecionar a palavra ou frase que quer usar como heading tag ela ficará em negrito e dependendo do que você utilizar irá amentar o tamanho da fonte.

Headings tags


As opções acima de título colocará a heading tag H2, Subtitulo a H3 e titulo secundário H4. caso tenha duvidas se fez o certo é só ir em HTML acima e clicar CTRL F para pesquisar e você verá que ela está lá.

Atributo ALT e TITLE para imagens

Para incluir esse atributos, que são importantes para um bom ranqueamento das imagens, é simples e rápido de ser feito, para incluir esse atributo basta inserir a imagem na sua postagem , clicar nela ir em propriedades e incluir os dois conforme a imagem abaixo


Atributo Alt e Title da Postagem

Após incluído os atributos basta passar o mouse em cima da imagem que verá que foi já aparecerá um texto para a imagem conforme imagem abaixo.


Texto da Imagem



URLs personalizada

Assim como no titulo, sua palavra chave definida como foco de trabalho é muito importante que ela esteja na url da pagina da sua postagem e para customizar a url no Blogger você deverá seguir o seguinte passo. Clicar em link permanente na lateral direita e escolher a opção link permanente personalizado.

URL personalizada



Lembre-se cada postagem você definirá uma palavra chave para trabalhar, podendo ser uma frase ou apenas palavra, mas o importante é você trabalhar com ele e não perder o foco da estrategia, e tem que estar ciente que quanto mais genérica for a palavra mais dificuldade terá para alcançar a primeira página, então uma boa estrategia pode ser usa palavras de cauda longa com menos concorrência.

Outro fator que se deve atentar é para não modificar a url depois de publicado seu artigo, pois se sua página já ganhou relevância para os buscadores, isso ocorreu pela url que foi criada, a partir do momento que você perderá o histórico da página, ai deve ser avaliado muito se vale a pena fazer a alteração, mas o melhor é planejar bem antes de fazer a publicação.

Off page

Até então falamos sobre o que dá para ser feito por sua conta e não dependo de terceiros (otimização on page), mas não podemos esquecer que para se ter uma boa posição nos buscadores temos que atender a conjunto de variaveis e isso está ligado a nosso blog e também a relevancia que o Google dá as nossas publicações e site, e um trabalho que independe da plataforma é o trabalho off page.

Esse é o momento que você deverá trabalhar para que outras pessoas (sites) possam referenciar ou seu blog com linkagem para ele, não equeça que para isso tudo começa com você ter um bom conteúdo, mas para esse tema iremos deixar para aprofundar em outros posts. Caso queira aprofundar poderá fazer o curso de SEO.

Se você estiver querendo recursos mais simples e ficar mais profissional com seu blog recomendo utilizar a ferramenta wordpress, nos próximos artigos irei mostrar um plugins excelente e que irá facilitar usar as técnicas de SEO no Wordpress. Quanto mais profissional for o seu blog mais chance terá de ganhar dinheiro com ele ou ser uma estrela no seu emprego. Caso seu interesse seja ganhar dinheiro com blog recomendo o curso do banner abaixo, clicando nele você terá acesso diversos materiais também.


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Outras opções de mudanças a otimizações em SEO no Blogger você poderá fazer na área de configuração em preferência de pesquisa, são elas as possibilidades: 

Erros e redirecionamentos

Nesse ponto você poderá fazer definições do que aparecer nas páginas não encontradas de forma personalizada e fazer redirecionamentos conforme imagem abaixo, basta clicar em editar.

Pagina não encontrada e Redirecionamentos


Rastreadores e indexação 

Nesse item você poderá trabalhar as com o robots personalizado e as tags de cabeçalhos de robos personalizada. Nesses dois pontos sugiro não mexer se não tiver conhecimento técnico.

E você tem alguma outra dica de técnica de otimização SEO de um blog no Blogger? Deixe nos comentários.

Qual é o Significado das siglas CPA, CPM, CPL, CPC, CPD e CPS

Nos artigos passados falei sobre as etapas e tipos de publicidade online para seu negócio e quais são as pessoas envolvidas na publicidade online de uma empresa agora vou esclarecer qual é o significado das siglas que você irá se deparar ao iniciar suas campanhas online para, assim, diagnosticar quais são as formas de investimento mais apropriadas para seu negócio. Por outro lado, quem está interessado em ganhar dinheiro veiculando anúncios no seu blog/site também irá ter contato com essas siglas e ver qual é a melhor opção para sua remuneração.

Essas siglas significam a forma de como uma empresa, que divulgará seu produto ou a sua marca, pagará pelos anúncios. No caso dos blogs, que irão vender espaços publicitários em seu site, as siglas indicarão a forma como aqueles anúncios serão remunerados, seja por cada clique dado, ou pelo simples fato de sua visualização, enfim, são diversas as formas.



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Estando de um lado ou de outro você vai se deparar com essas siglas, ou, até mesmo, com custo fixo mensal para divulgação, o que é mais usado em sites que vendem espaços publicitários por si só. A forma como você irá ser remunerado ou como deverá investir será muito importante para as estratégias do seu negócio, mas, afinal, quais são e o que significam essas siglas? Então vamos lá.


CPA (Custo por Ação)


Essa é uma forma de investimento onde só se paga quando alguém consome o anúncio, ou seja, o visitante deverá clicar no anúncio que o levará para o ambiente (site, hotsite...) do anunciante e, ainda, concluir a ação que foi estipulada como, por exemplo, quando a pessoa que clicou assina a newsletter ou faz um cadastro no site do contratante. Já o site/blog que veicula esse anúncio só ganhará quando a pessoa que clicou no anúncio, no seu site, concluir determinada ação.

O CPA é como se fosse uma comissão paga por uma empresa pelo retorno que aquele anúncio lhe dá (não necessariamente financeiro).


Exemplo: Mercado Sócios, do Mercado Livre 


O dono do site (meio de veiculação) onde está o anúncio só ganha quando ocorre um clique na publicidade e finaliza a ação desejada pelo mercado livre.


Mercado socios do Mercado Livre


CPC (Custo por clique)


 O CPC é um método onde o anunciante paga quando seu anúncio recebe um clique e o site que veicula a publicidade online ganha quando uma pessoa que visita seu site clica nos anúncios. Dessa forma, o anunciante só irá pagar quando alguém clicar em seus anúncios. Essa é uma boa forma para testar suas campanhas quando for iniciar seus trabalhos com empresas que você ainda não conhece a sua eficiência.


Resumindo, você só paga quando clicam no seu anúncio, o que pode ser bom, pois, se alguém clicou é porque se interessou na sua publicidade, mas por outro lado, você pode ter cliques forçados e feitos de má fé, que seja pelos concorrentes ou, até mesmo, pelo dono do site/blog que força um clique para ganhar mais.

Exemplos: Google Adwords


Para os anunciantes o Google conta com o Adwords, forma de link patrocinado, que poderá ser por CPC ou CPM. Para esse tipo de anúncio sua empresa pode optar pelas campanhas na rede de conteúdo (rede display) ou pela busca no Google. Para saber mais veja o artigo Link Patrocinado X Busca Orgânica - Em qual optar?


Google Adwords - CPM ou CPC


Google Adsense


 Para os sites e blogs o sistema usado é o Adsense onde o dono do site poderá gerenciar os anúncios que irão circular no seu site e receber pelo seu desempenho.

Hotwords 


É um programa de publicidade onde você ganha pelos cliques recebidos nos anúncios que aparecem quando passamos o mouse sobre as palavras que são patrocinadas. Veja imagem abaixo:


Hotwords
Obs: Hoje ele passa por uma manutenção e está desativado

CPS (Custo por venda)


O CPS é parecido com o CPA, a diferença é que ao invés da pessoa ter que apenas assinar uma newsletter ou fazer um cadastro, por exemplo, ela precisa efetuar uma compra a partir do clique dado. Finalizada a venda na loja da empresa que está divulgando com essa forma de pagamento tem-se o custo da publicidade. Como se fosse uma comissão para o site que direcionou aquele cliente. 

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Exemplo: Hotmart


Essa é uma das melhores plataformas de afiliados para você ganhar seu dinheiro e ter independência financeira. Abaixo segue um curso completo caso queira ganhar dinheiro com afiliados. Se você estiver usando o Hotmart verá uma outra sigla que se chama Hotlead, falarei mais abaixo.

Cursos 24 Horas


O dono de um blog ou site anuncia a empresa e quando aquele clique gera uma venda o blog ganha uma comissão sobre aquela compra.

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Hotlead


Hotlead é um sistema da hotmart, que trabalha para manter o afiliado mais tranquilo, pois o pagamento está relacionado a venda dos produtos que o afiliado cadastrou, mas a diferença é que quando o produto estiver com o hotlead escrito, está querendo dizer que quando alguém se tornar lead da empresa por meio do seu código de afiliado, o dia que esse lead que você gerou fechar uma venda a comissão irá para seu bolso.

A imagem abaixo mostra como estará os produtos que são monitorados por hotleads

Hotlead da Hotmart

CPM (Custo por mil)


Com o CPM os anunciantes irão pagar sempre que seu banner for visualizado por mil vezes, ou seja, a cada mil impressões (aparições) do seu anúncio ele pagará um valor X contratado.

Exemplos: Google adwords


Que dá a possibilidade do anunciante escolher se vai pagar por clique ou por mil impressões. O Adwords não tem valor estipulado pelas mil impressões tudo é feito por meio de leilão, mas, o mínimo que a empresa deverá pagar será R$ 0,50 para cada mil visualizações.

Boo-box


Também oferece outras formas de parceria e os valores podem variar devido a negociação feita e contratada.


CPD (Custo por download)


O pagamento é por download feito.


CPD (custo por dia)


Taxa fixa por um dia de anúncio independente do número de visitas paga-se uma taxa fixa.


Exemplo: Youtube


Os anúncios na home do youtube são feitos por custo diário. O anunciante paga um valor para aparecer na home por um dia.


Youtube


CPL (Custo por Lead)


Método muito utilizado pelos programas de afiliados onde é preciso ocorrer um conversão proposta para que aconteça o pagamento. Um exemplo disso pode ser quando uma pessoa faz um cadastro no site anunciante, ou assina sua newsletter, enfim, quando um visitante passa a se tornar um potencial cliente para a empresa que anunciou.

Exemplos:

- Netafiliation: Nesse programa de afiliados existem várias campanhas que são remuneradas dessa forma.
- Mercado livre.
- Programa de afiliados de sites de relacionamento.


Custo por Tweet


 A empresa contrata um intermediário que envia tweets para twitters cadastrados em seu programa de afiliados. O anunciante escolhe as frases com as hastags e url que serão enviadas e paga por cada tweet enviado. O dono do perfil ganha sempre que um anúncio é divulgado entre seus seguidores.

Exemplo:

Boo-box: A pessoa cadastrada como Publisher nesse site poderá escolher seu perfil no twitter e ganhar dinheiro com os tweets patrociandos.

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